quarta-feira, 25 de maio de 2011

Entrevista: Sergio - Fly Kintal Zine 15 Anos

QUANDO E COMO COMEÇOU O ZINE?
Velho, o zine deu início exatamente em 18 de Outubro de 1995, através de muitos amigos correspondentes de todo o Brasil que sempre queriam saber sobre a cena de Manaus e pediam sempre pra eu montar um zine onde pudesse apresentar um pouco da cena local, e acabou que o zine saiu e o mesmo quase não tinha nada sobre o cenário de Manaus, a primeira edição era só uma única folha A4 dobrada no meio com anúncio de flyers de bandas e zines.

JÁ ROLAVA OUTROS ZINES EM MANAUS NA ÉPOCA?
Cara, lembro que existia o Filth Zine ainda nos anos 80. Esse chegou a ser lançado umas 4 edições acho, e lembro que as duas últimas foram rodadas em gráfica, uma com a capa do Viper e a outra trazia o The Mist.

E COMO FOI A RECEPÇÃO DA GALERA AO FLY KINTAL? HOUVE UM ESPANTO AO DESCOBRIREM QUE HAVIA UMA CENA AÍ, MESMO TÃO LONGE DAS CENAS TRADICIONAIS DO PAÍS?
Cara, acho que não, pois a galera que era antenada em ler revistas da época ficavam sabendo que aqui existia uma cena boa, através também de bandas de nome que chegaram e tocar aqui e falavam muito bem de Manaus. Assim fortalecia mais e mais o nome de nossa cidade e a partir dai muitas bandas queriam tocar aqui.E ATRAVÉS DO TEU ZINE, TU FOI RESPONSÁVEL TAMBÉM POR TRAZER MAIS BANDAS ATÉ AÍ?
Na verdade o Fly Kintal nunca produziu nenhum show, mais sempre estamos apoiando de perto os eventos e fazendo sorteios de CDs e camisetas do zine pra galera. Mas tenho que dizer a você que organizr um evento é um sonho meu cara, e espero poder um dia ter uma produção bacana.

FALANDO EM BANDAS, TU PODE CITAR ALGUMAS QUE JÁ PASSARAM PELO FLY KINTAL?
Caramba, foram muitas cara, mas assim, posso citar umas que mais gostei de ter entrevistado, então lá vai: Dead Fish por duas vezes, Mukeka di Rato, MX, Korzus, Nervochaos, Snooze, Paincult, Stomachal Corrosion, Oligarquia entre outras.

QUAL FOI O LUGAR MAIS LONGE E/OU INUSITADO QUE VOCÊ JÁ MANDOU E/OU RECEBEU ZINES?
Certo. Então, quero dizer a você que antigamente tinha um contato mais forte via carta, não passava dois dia sem ir ao correio e chegando lá tinha sempre dezenas de cartas com material, já hoje em dia confesso que esse número caiu bastante, acho que a net tirou aquele brilhos das cartinhas.
Mas em relação aos países onde o zine já foi enviado são eles: França, USA, Portugal, Alemanha, Paraguai, Polônia, Malásia, acho que esses aí, mas o inusitado mesmo é sempre receber contatos deles.E QUAL A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO PRA MANTER TEU TRABALHO?
Simples cara! Amor ao que faço, sabe? Se não for por esse motivo infelizmente não rola, você bem sabe que isso não dá dinheiro, fazer zines dá um puta trabalho, não é? Então você tem que gostar se não não vale a pena.

TU DISSE QUE COMEÇOU SÓ COM UMA A4 DOBRADA. HOJE COMO É O FORMATO? E QUAIS AS EXPECTATIVAS PRA ESSA EDIÇÃO COMEMORATIVA DE 15 ANOS?
O formato ainda é o mesmo, o A4, sendo que hoje em dia o zine tem umas 40 páginas. A expectativa dessa edição é a melhor possível, pois já tem algum tempo que não lanço uma edição e tô a finzão de iniciar a distribuição e ver a reação da galera que receber, quero dizer também que entre as edições lançadas a gente já soltou umas no formato ofício, mas não é uma regra lançar em um só formato, depende do momento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS?
Pô cara, quero imensamente agradecê-lo pelo espaço, quero dizer que o Fly Kintal Zine está aí há 15 anos prestando serviço e apoio ao cenário nacional, sem se prender ao punk ou ao metal, somos livres. E quem quiser conhecer meu trabalho é só entrar em contato via carta:

Caixa Postal 3262
CEP 69071-970
Agência Educandos
Manaus-AM

ou via email:
s_b_figueiredo@hotmail.com

Valeu irmão.


É ISSO AÍ, EU JÁ GARANTI O MEU FLY KINTAL 15 ANOS, CORRAM ATRÁS TAMBÉM!

Um comentário:

  1. O mais foda é poder ver que ainda tá na ativa mostrando que a resistência underground é atemporal, enquanto tiver esse sistema aí vai ter alguém lutando.
    Fico muito feliz em ler essa entrevista, vida longa ao Fly Kintal Zine!

    ResponderExcluir